quarta-feira, 30 de junho de 2010

CRISTO REDENTOR: "UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO" E REINAUGURADO...

EDITOR: Vanderlan Nader (NOTORIOUS MAGAZINE) EMAIL : vnader31@gmail.com

Cristo Redentor reinaugura com promessa de mais vigias e câmeras



Trem do corcovado volta a funcionar em agosto.
Turistas aproveitam céu azul no primeiro dia da restauração.

Depois de 120 dias coberto por 89 toneladas de andaimes, o Cristo Redentor foi reinaugurado, nesta quarta-feira (30), com a promessa de ter mais câmeras de segurança e também maior número de vigias. A afirmação foi feita pelo diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa.
"Vamos fechar os acessos ao Parque", disse ele, lembrando o episódio de quando o Cristo foi pichado, depois de dois homens terem acesso ao local durante a noite, por falta de segurança. Issa afirmou que não há um controle noturno do local e isso também está previsto.
A implantação desses investimentos na segurança acontecerão dentro de seis meses.
Segundo ele, até agosto os acessos pela estrada e de trem ao Cristo estarão liberados. Atualmente, o acesso à estátua só é possível através da estrada do Corcovado, apenas com vans.
Platô e Hotel Paineiras
Outras duas novidades previstas para o Cristo são a construção de um platô de acesso ao monumento, com o custo previsto de até R$ 20 milhões, e ainda a reabertura do centenário Hotel das Paineiras, ainda em fase de licitação.

De acordo com o diretor do parque, a conclusão do processo de licitação está prevista para o mês de agosto. O hotel terá 40 apartamentos, um restaurante panorâmico, um centro de convenção, lojas, estacionamento e salas de exposições.

O engenheiro responsável pela reforma da estátua, Clésio Dutra, acrescentou que o hotel serviria como uma área de espera para os turistas que visitam o Cristo e que isso diminuiria o tempo de visitação.
Nesta manhã, turistas aproveitaram o céu azul que fez no Rio de Janeiro para admirar uma das sete maravilhas do mundo. Um grupo de 20 estudantes americanos chegou ao Cristo diretamente do aeroporto. "Eles estão admirados", disse a guia.
Cristo Redentor reinauguraEstudantes americanos visitam Cristo restaurado
(Foto: Carlina Lauriano/G1)
Três amigos chilenos, de férias no Rio pela primeira vez, também fizeram elogios ao monumento. "Impactante, tremendo, muito grande mesmo", afirmou Pablo Gutierrez.
Os turistas disseram que não sabiam que o Cristo estava sendo reinaugurado nesta quarta.
A secretária estadual de Turismo do Rio, Márcia Lins, afirmou que a partir de agora o governo irá contribuir permanentemente para a manutenção do Cristo.
Reforma
Foram meses de reforma. A estátua foi toda restaurada, houve reposição do mosaico de pedra-sabão e uma limpeza geral.
“Todos são bem-vindos neste local que os cariocas e o povo brasileiro construíram e agora está restaurado, comemorando seus 80 anos no próximo ano", disse Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio.
Em dezembro de 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931. Seu tombamento provisório estava em vigor desde 2008.

Nenhum comentário: